domingo, 14 de novembro de 2010

Que faculdade fazer para se tornar fotógrafo?

Texto Publicado por
Claudia Regina

Das perguntas relacionadas à “profissão fotógrafo” essa é uma das que mais recebo! Uma leitora me enviou um email perguntando:
Estou pensando em fazer publicidade ou propaganda e marketing. Qual você acha melhor? qual faculdade e cursos você fez?
Bom, o meu exemplo vai ser difícil de seguir, pois eu não fiz faculdade relacionada à essa área (Ciências Sociais) e nunca “sonhei” em ser fotógrafa, foi algo que apareceu e eu me interessei.
Mas vamos dizer que você quer mesmo fazer uma faculdade, e quer que ela te ajude na hora de seguir a carreira. A resposta é simples e até repetitiva: depende do tipo de foto. Algumas opções:
Publicidade e Propaganda / Marketing: ideal para quem quer fotografar moda (ensaios de revista, por exemplo), produtos, editoriais…
Jornalismo: ideal para quem quer ir para o lado do fotojornalismo (fotografia informativa, jornais, esportes)
Psicologia / Sociais: para quem quer fotografar uma área de fotografia de pessoas “normais” (não modelos profissionais) – eventos, casamentos, books, etc.
Design: uma faculdade de design também é interessante para qualquer área, pois trabalha bastante com estética/forma e função (as mesmas bases da fotografia.)
Administração / Relacionadas ao Marketing: não sei se é o caso de fazer uma faculdade inteira (4 anos não é pouco tempo) – mas todo fotógrafo que quer sucesso no mercado precisa ter noção de Marketing e Administração.
Fotografia: sei que existem lugares que oferecem curso superior em fotografia… sinceramente acho que isso não é necessário. Primeiro porque não é preciso diploma para exercer essa profissão. Segundo que com um pouco de dedicação você aprende tudo que é ensinado em uma faculdade tão específica. Na minha humilde opnião fazer cursos curtos de fotografia ou até mesmo de história da arte é muito mais produtivo.

Vou ser sincera: fazer uma faculdade para ser fotógrafo é bem dispensável. É bom lembrar que cursos e workshops são bem mais legais. Eu sou uma pessoa prática, e em cursos rápidos e workshops é ensinada a prática daquilo que você quer, sem enrolações, provas, “presença” e outras “bobagens” de faculdade. Você está pagando por algo que quer mesmo aprender, com o “professor” que te interessa, e assim é muito mais fácil adquirir conhecimento.

Outra opção prática para quem quer aprender a fotografar sem precisar de faculdade é escolher sua área e ir trabalhar nela! Encontre um fotógrafo para ajudar, segurar luz, dar assistência e assim você vai aprender e crescer.

2 comentários:

  1. Gostei das dicas... não sei se vc conheçe o centro europeu aqui em Curitiba.. pensei em fazer o curso de fotografia deles...é bem caro e demora um ano.. ainda estou pensando nessa possibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo onde uma faculdade de Publicidade prepara melhor que a de Design caso o fotógrafo tenha interesse em moda, produtos ou editoriais. A faculdade de Design tem justamente esse foco. Ainda com o mérito de ter mais tempo para o aperfeiçoamento técnico, que nos cursos de publicidade geralmente é deixado de lado.

    ResponderExcluir