quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FUNGOS NA LENTE, HAAAAAA!!!!

Fungos na Lente

Isso mesmo, se você perceber que sua lente esta com fungo, pode gritar “haaaaaaa”. Isso com certeza ira afetar a qualidade da imagem em sua câmera e você devera mandá-la para manutenção.

Vou citar um caso particular.

A pouco adquiri uma lente usada, uma Canon EF 70-200 1:2.8, uma lente de excelente qualidade e luminosidade, porem a minha toda poderosa 70-200 2.8 esta com fungos, provavelmente por falta de cuidados ao armazená-la. Bem, encurtando o causo, consultei a empresa autorizada Canon no Brasil e essa brincadeira dos fungos vai me custar de 600 a 900 reais. Então com certeza vale a pena previnir.

Por que devemos nos preocupar com o armazenamento das lentes?

Pois as lentes são lugares perfeitos para a proliferação de fungos. E ter uma lente “invadida” por fungos é péssimo para a qualidade da sua foto e funcionamento do equipamento.


Como os fungos chegam à nossa lente?

Funciona assim: os fungos precisam de um local úmido e de comidinha para sobreviver. Se deixarmos nossas lentes em locais sem controle de umidade estaremos criando um ambiente perfeito para os fungos sobreviverem. Se este local for de fácil acesso à poeira ou sujeira estaremos também dando “comidinha” para os fungos.

Como evitar?

Você precisa fazer basicamente duas coisas:

Controle a umidade: umidade demais dá lugar aos fungos e umidade de menos estraga sua lente. Você vai precisar de Sílica Gel ou qualquer outro produto de controle de umidade

Não deixe a lente em contato com materiais orgânicos: como poeira, estantes de madeira, cases de couro, etc.

Alguns fotógrafos também costumam deixar suas câmeras e lentes pegar um sol, mas muito cuidado nessa hora. O sol, sim ajuda a evitar fungos, mas sol em excesso resseca e danifica o equipamento e dependendo do local onde você coloca o equipamento para pegar sol ela pode entrar em contato com poeira.


Até a proxima dica de fotografia
Att: Marcos Cichelero






Um comentário:

  1. Muito interessante!!!
    Acho muito legal essas dicas que vc deixa aqui no blog!!!!

    ResponderExcluir